Prêmio Jovens Empreendedores

Fundação Getúlio Vargas e Jornal O Globo

O Bambú Smart Point é um totem solar fabricado em bambu laminado com um banco acoplado para até 6 pessoas em formato triângular, em seu pilar central possui tomadas para recarga de até 9 smartphones simultâneamente, o projeto foi premiado pelo Jornal O Globo e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no concurso “Jovens Empreendedores 2014”.

A energia para recarga vem do painel fotovoltáico de 150W localizado na parte superior do totem. um equipamento urbanístico sustentável que se adapta em projetos de shoppings,escolas, praças, parques, feiras e eventos.

“Pensamos em algo parecido com o que a gente já encontra em aeroportos, a diferença é que esse poste é feito todo em bambu e poliuretano vegetal, à base de mamona, que impermeabiliza o equipamento, usamos duas plantas abundantes no meio ambiente.

A Escola Parque, na Barra da Tijuca-RJ, comprou o equipamento e instalou na área externa da unidade, segundo Lucas Ripper, professor do Grupo Ambiental da Escola Parque (Gaep), a Iniciativa faz parte do projeto Educar para a Sustentabilidade.

De acordo com ele, o equipamento se torna um ponto de encontro dos alunos, que ficam conversando enquanto os celulares recarregam, “Além disso, o poste tem uma estética bem interessante, bem bonita. Os alunos estão gostando bastante”, frisou o professor.

A primeira unidade produzida foi adquirida pela Escola Parque, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, e foi instalada na área externa do colégio. Segundo Lucas Ripper, professor do Grupo Ambiental da Escola Parque (Gaep) ​​